Estudo Bíblico da CF 2015

O CEBI-ES realizou no sábado dia 07 de fevereiro um dia inteiro de Estudo Bíblico sobre a Campanha da Fraternidade 2015, com o tema: Fraternidade, Igreja e Sociedade e o lema: "Eu vim para servir" (Mc 10,45).O Encontro contou a com a participação de 63 pessoas vindas das cidades de Vitória, Viana, Cariacica, Vila Velha, Serra, Guarapari (região metropolitana).

Partindo da Leitura Popular da Bíblia, parte central da metodologia do CEBI, a Equipe responsável pelo encontro procurou desenvolver o conteúdo proposto levando em conta um outro método consagrado pela Igreja Católica na América Latina - VER, JULGAR E AGIR. 

O Encontro começou com a acolhida e a apresentação de cada um dos participantes, o seu município e a paróquia. Uma vez apresentados fomos convidados à oração com a introdução do Ofício Divino das Comunidades e a Oração Oficial da CF 2015. Em seguida, houve a apresentação dos principais objetivos da CF 2015.

Já o desenvolvimento do Encontro se deu assim: 

No momento do VER os participantes foram convidados a levantar, em pequenos grupos, os principais desafios da Igreja e da Sociedade no mundo atual. Uma parte do vídeo da CNBB sobre a CF 2015 concluiu esse momento.

Em seguida, no momento do JULGAR a Equipe partiu de uma contextualização sobre a formação do 2º Testamento. Em seguida, os participantes trabalharam em grupos, estudando os textos bíblicos próprios do livro de Círculos Bíblicos da CF 2015. O resultado do trabalho foi apresentado em plenário, de forma bem criativa, por cada um dos 06 grupos. 

O AGIR, contou com a apresentação de uma linha do tempo contendo uma brevíssima história da Fé Cristã. Nela estava um resumo da relação, especialmente da Igreja Católica com a sociedade ao longo de mais de dois mil anos. Destaque se deu aos últimos 50 anos que marcam a realização do Concílio Vaticano II. Os participantes, mais uma vez em grupos, levantaram os principais pontos que eles assumiriam como ação para trabalhar nessa Campanha da Fraternidade nas suas comunidades, grupos e paróquias.

Durante o encontro, cada um destes momentos era concluído com um momento de Oração, ligando a Fé com a Vida. Ao final do encontro o grupo avaliou de forma muito positiva o conteúdo, a metodologia, a convivência e pediu maior número de encontros durante o ano. Os próximos encontros já estão marcados para 25 de abril - Evangelho da Comunidade de João; 22 de agosto - Preparando o Mês da Bíblia 2015.

A Equipe saiu com a sensação de dever cumprido e as pessoas felizes com tudo aquilo que puderam aprofundar, refletir partilhar e assumir. 

Clique nos links abaixo e veja algumas fotos desse momento de reflexão.