Parceria com ADVENIAT

O CEBI-ES, em parceria com a Adveniat, desenvolve seis ações para a formação de pessoas comprometidas com a Leitura Popular da Bíblia. Trata-se de ler e interpretar os textos bíblicos de modo que sejam luz para compreender a realidade social, econômica, política, cultural e religiosa do nosso tempo, alimentando e fortalecendo a cultura por uma sociedade do bem viver. Além disso, fazer ecoar a Palavra de Deus na caminhada de Fé das pessoas e das comunidades é o objetivo central do CEBI. E o faz abrangendo as dimensões ecumênica, ecológica, de gênero, da espiritualidade e das relações étnico-raciais. 

Veja nossas ações para 2013/2014.

1. Encontros de formação continuada para assessores/as

Esses encontros têm por objetivo permitir que os/as assessores/as do estado se reúnam para estudar juntos/as a Bíblia e para partilhar suas experiências nos grupos de base. Para 2013 e 2014, planejamos dois encontros por ano, com participantes de todas as regiões do estado do Espírito Santo.

2. Encontros de formação sobre Visão Global da Bíblia visando a ampliar a equipe de Assessores/as

Esses encontros têm por objetivo permitir que pessoas interessadas na metodologia de leitura da Bíblia proposta pelo CEBI se reúnam para estudar juntos/as a Bíblia, partilhar suas experiências e para qualificar-se com a finalidade de ampliar o estudo da Palavra de Deus junto aos grupos de base. Para 2013 e 2014, planejamos quatro encontros por ano, com participantes de todo o estado do Espírito Santo.

3. Escola Bíblica 

A Escola Bíblica funcionará com uma turma, na quinta-feira à noite, de março a novembro, sendo que no mês de julho não haverá atividades. A cada quatro meses as turmas estudarão um tema diferente, sendo possível o ingresso de novas pessoas no início de cada bloco de estudos. Os encontros serão realizados no espaço utilizado pelo CEBI-ES em parceria com a Paulus Livraria. Previsão de participantes: 25 a 30 pessoas em cada turma. A assessoria será feita por uma equipe do CEBI-ES. 

4. Formação Bíblica com integrantes de Movimentos Sociais 

Com o objetivo de resgatar a atuação do CEBI-ES na dimensão social, que é uma das suas características marcantes, já foi iniciado um trabalho com uma associação de mulheres do município de Serra, a AMUS – Associação de Mulheres Unidas da Serra. A ideia seria intensificar esse trabalho no biênio 2013/2014, com a realização de oito encontros, quatro por ano.

5. Qualificação de assessores/as em âmbito regional e nacional

O CEBI-ES também participa dos encontros, cursos e seminários de formação oferecidos em nível regional e nacional. Consideramos que essas formações são de grande importância para uma capacitação sistemática de assessores/as, bem como para uma maior integração entre os diferentes grupos. 

6. Aquisição de bibliografia especializada nos temas bíblicos e nas questões conjunturais

Além dos encontros de formação, em que o aprendizado se dá mais coletivamente, os/as assessores/as cultivam o hábito da leitura para adquirir e sedimentar conhecimentos e reflexões. Assim, é fundamental que o CEBI-ES coloque à disposição de todos os participantes um acervo que os qualifique cada vez mais para o trabalho de formação. Conforme se pode ver no contexto do estado, nesse momento seria necessário adquirir livros sobre a questão da mulher, do jovem, do negro, da ecologia, além de outros temas propriamente bíblicos.