QUEM SOMOS

O CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS - CEBI nasceu com o objetivo de ser um serviço da Palavra ao povo das comunidades cristãs e dos movimentos sociais. Como tal, vem realizando o seu trabalho nas várias igrejas e grupos populares. O que o CEBI pre­tende é uma coisa muito simples: “ouvir o que o Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7) e transformá-lo em serviço ao povo.

Muito antes do CEBI, já existia nos grupos de base um jeito diferente de ler e inter­pretar a Bíblia. O CEBI se compromete a apreender e explicitar esse jeito próprio de ler a Bíblia, a articulá-lo e organizá-lo para que cada vez mais pessoas dele se beneficiem. Procura incorporar na vida das igrejas o que ele mesmo aprende da prática dos pobres (Mt 11,25) e a iluminar com a luz da Palavra a realidade tão sofrida e tão conflitiva da vida do povo.

Este jeito de ler, estudar e interpretar a Bíblia tenta fazer o que Jesus fez ao interpretar as Escrituras para os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-31):

1. Parte da realidade do povo, dos seus problemas, tanto pessoais quanto sociais, tanto espirituais quanto materiais;

2. Tem nos olhos a fé das comunidades em Jesus Cristo, vivo no meio dos que nele creem e invoca a ação do Espírito com muita oração e celebração;

3. Tem um respeito profundo pelo texto e o estuda, usando os meios que a ciência coloca à disposição, a fim de que o texto possa ajudar a iluminar a nossa rea­lidade.

Deste modo, o CEBI contribui para que o povo descubra e experimente que Deus está com ele, escuta seu clamor, caminha a seu lado na luta por uma sociedade justa e fraterna, para que ele mesmo se capacite a ler, ouvir, estudar e interpretar comunitariamente a Palavra de Deus, em defesa da vida, e descobrir nela a força para a sua caminhada.

O objetivo último da Leitura Popular e Libertadora da Bíblia não é a sua explicação, mas, com a ajuda da Bíblia, interpretar a vida e descobrir nela os apelos de Deus e os sinais de sua presença amiga: Deus-conosco.

O CEBI realiza este serviço de várias maneiras: escolas bíblicas diversificadas, projetos de estudo e aprofundamento bíblico, atualização e capacitação de assessores, intercâmbio de experiências, elaboração e distribuição de subsídios, apoio aos movimentos populares, publicações e atuação nas diversas mídias.

O CEBI é ecumênico, tanto na sua prática e espiritua­lidade quanto na sua organização, em fidelidade ao que Jesus pediu: “Para que sejam um, ó Pai, e o mundo creia que tu me enviaste!” (Jo 17,21). A fidelidade à Palavra leva as pessoas cristãs ao comprometimento com a causa dos grupos empobrecidos e a engajar-se pela transformação da sociedade em defesa da vida.