Associação de Mulheres Unidas de Serra - AMUS

Agosto e Setembro de 2014

O último sábado de cada mês, desde maio de 2014, o CEBI-ES teve encontro marcado na Associação da Mulheres da Serra - AMUS.

Nesse ano estamos refletindo sobre "A presença das Deusas na Bíblia". No dia 27/09 aconteceu o último estudo deste ano. As mulheres também se reuniram para eleger a nova diretoria para o próximo triênio, bem como escolheram o tema a ser estudado em 2015: "Maria Madalena a Discípula amada". 

O CEBI-ES enviou Ivonete, Neli e Suely para ajudarem na reflexão.

Clique aqui e veja um pouco desses momentos.


Maio 2014
No sábado, 24 de maio de 2014 aconteceu na Associação das Mulheres da Serra - AMUS o primeiro encontro de 2014 com o tema: A PRESENÇA DAS DEUSAS NA BIBLIA e a assessoria de Ivonete Maria da Silva, Neli Orlandi e Maria Suely Simonasse. A colaboração com a Leitura Popular da Bíblia feita pelo CEBIES na AMUS acontece desde 2009. 

Neste ano serão quatro encontros de reflexão, estudo e partilha de vida. Depois de expressar um pouco da historia do nome a partir do desenho feito por cada uma no crachá, e tendo como pano de fundo a leitura de Provérbios 8,22-31 o grupo trabalhou com argila deixando fluir a imaginação, manuseando o barro, o que tem a ver com Deus, Deusa... ao som da musica O Cio da terra de Chico Buarque. 

Algumas experiências partilhadas pelas mulheres: “o barro tem tudo a ver com nosso ser feminino”. “A terra como nós é geradora de vida”. “Nosso corpo precisa de terra”. “Toda mulher é uma deusa.” “Alimentamos da mãe terra”. “No nosso corpo tem a química da terra”. “A terra é santa, segura nossos pés, da terra foi feito o fogão que cozinhou e nos sustentou”. “A vida depende da terra”. 

Na bíblia: o homem quando faz uma experiência de Deus se torna poderoso (profeta, rei, sacerdote) é uma hierofania, é a experiência do extraordinário que funda o monoteísmo, enquanto a mulher faz uma experiência do ordinário, uma teofania, e o resultado é a gravidez. 

Para perceber a presença das deusas na bíblia foram propostos os seguintes textos bíblicos: Zacarias 5,5-11; Jeremias 44, 15-19 e 1Reis 18,19. Com o poema da Nicaraguense Gioconda Belli o encontro foi encerrado .

Clique aqui e veja as demais fotos desse encontro.