Assembleia CEBI-ES 2013


Nos dias 06 a 08 de dezembro, aconteceu na Barra do Jucu - Vila Velha, a Assembleia Estadual do CEBI-ES, com a presença de 35 membros, sendo: 16 homens e 19 mulheres, 32 católicos, 2 luteranos e 1 anglicano. Já na acolhida carinhosa de Tereza e Cláudio, os anfitriões, a chama do fogo ardia em nosso coração. Na celebração da chegada a leitura de Romanos 16, 1-16 motivou a acolhida mútua com o cuidado de trazer presente cada membro e sua dedicação nas equipes de trabalho e nas assessorias, a partir da leitura popular da Bíblia.

Cada pessoa motivada pela música: "vem me fala de você" foi convidada a acender uma vela na chama maior e a falar um pouco de si partilhando a mensagem que trouxe para Assembleia. A dinâmica do abraço conduzida pela música "Dá-me um abraço" encerrou a noite de sexta e abriu os trabalhos do sábado. Assim, não faltou calor humano, afetividade e acolhimento em nosso encontro!

Muito rico o painel sobre a conjuntura do Espírito Santo feito na perspectiva da psicologia social e da ciência política, com a partilha de conhecimentos das professoras Edinete Rosa, Mariana Bonomo e Célia Maria Vilela Tavares. O restante do tempo foi dedicado a avaliação das assessorias, (re)formulação das equipes e planejamento das atividades para 2014. Sob a orientação e companhia leve de Ildo Bohn Gass, Secretário Nacional de Formação do CEBI, revisitamos a metodologia da leitura popular da bíblia.
Dentre os desafios ficou a necessidade de estudo e aprofundamento da equipe sobre a metodologia do CEBI.

Na confraternização do sábado à noite, a revelação do/a amigo/a planta regado à boa música, ao bom vinho, à alegria, ao aconchego. Aliás, o ambiente propiciou satisfação para todos os gostos: passeios na praia, caminhadas, conversas animadas, quando enfim tínhamos um tempo gratuito para curtir o espaço gostoso da tenda no fundo do quintal.

Assim também foi o clima do querer bem na celebração final onde o coração de fato ardeu e bateu forte, caminhando com os discípulos de Emaús e concluindo o texto de Lc 24,13-35 que perpassou toda a Assembleia. Recebemos uns/umas das/os outras/os a vela no envio para a Jerusalém que nos espera hoje.

"Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?" (Lc 24,32)

Veja as demais fotos no nosso Facebook: clique aqui